Notícias
Guardant 360: Conheça o exame de biópsia líquida para diagnóstico oncológico e seleção de terapia
Dr. Cristovam Scapulatempo Neto
01 de abril de 2024
Compartilhe este artigo:
Guardant360 examina mais de 74 genes clinicamente relevantes para identificar alterações genômicas no DNA de seu câncer, evitando as complicações e atrasos de uma biópsia de tecido. Algumas dessas alterações genômicas podem significar que você tem alta possibilidade de resposta a medicamentos específicos (drogas alvo). Outros podem indicar que seu câncer é resistente ao tratamento. Saber quais alterações estão presentes em seu câncer ajuda seu médico a escolher o melhor tratamento.
O que é o Guardant 360?
O exame Guardant 360 é uma biópsia líquida, feita a partir de uma simples amostra de sangue, capaz de obter informações genômicas de tumores sólidos. Este teste identifica o DNA tumoral circulante, pesquisando variantes em 74 genes relevantes, a fim de garantir decisões de tratamento rápidas, confiáveis e informadas.
A partir de uma amostra de sangue, o Guardant360 captura o DNA que é liberado do tumor para a corrente sanguínea, chamado DNA tumoral circulante, ou ctDNA. O ctDNA fornece uma visão abrangente da genômica do câncer, tanto do tumor primário quanto de quaisquer locais metastáticos, indicando as alterações genômicas do câncer. Dessa forma, o exame auxilia o médico oncologista a identificar a melhor e mais personalizada opção de tratamento para o paciente. Todos os 55 genes utilizados para indicação de terapia personalizada para todos os tumores sólidos estão cobertos no Guardant 360CDx.
Tradicionalmente, uma biópsia de tecido era a única maneira de acessar essas informações, porém quando estudamos alterações genômicas em tumores, avaliamos apenas uma pequena parte do tumor, que muitas vezes não contém toda a diversidade de alterações genômicas que ocorre em um tumor quando está progredindo ou sofrendo ações do tratamento vigente. A biópsia líquida Guardant360 pode fornecer essas informações com uma coleta de sangue simples e não invasiva com uma sensibilidade muito alta.
Por que o exame de biópsia líquida é importante no diagnóstico?
No passado foi necessário fazer uma biópsia tecidual para entender o perfil molecular do câncer do paciente. Já hoje, o mesmo pode ser feito através em uma simples amostra de sangue. Isto apresenta menos risco, menos dor e mais conveniência para o paciente. A amostra de sangue pode ser coletada de forma rápida, sem precisar de um especialista, e o médico oncologista pode ter o resultado do paciente em até 10 dias úteis e iniciar a melhor terapia para o paciente imediatamente.
Vantagens do Guardant 360 na Dasa Genômica
- RAPIDEZ: o médico pode ter o resultado do paciente em até 10 dias úteis. Não é necessário programar procedimentos com um especialista.
- ACESSO: a amostra pode ser coletada de forma rápida. A amostra não precisa de preparação antes do envio ao laboratório e pode ser enviada em temperatura ambiente de qualquer lugar no país.
- SEGURANÇA e CONVENIÊNCIA para o paciente. As biópsias teciduais apresentam incômodo e risco para o paciente, podendo ocorrer ocorrência grave, como um pneumotórax no caso da biópsia pulmonar. A biópsia líquida não apresenta nenhum risco para o paciente. O procedimento é muito rápido, simples.
- ANÁLISE COMPLETA: Uma amostra de tecido é sempre mais limitada, pois depende muito do tecido obtido. É possível que a informação no tumor primário varie a informação presente nas metástases. Uma amostra de sangue vai incluir informações sobre todos os tumores presentes no corpo do paciente em tempo real.
- PROBLEMÁTICA COM O TECIDO QUE A BIÓPSIA LÍQUIDA SUPERA: Entre 30-60% das biópsias teciduais não produzem um resultado. Causas podem ser a insuficiência do tecido para realizar os testes necessários ou a qualidade do tecido. Além disso, nem todos os pacientes podem ser candidatos para biópsia tecidual, porque o risco pode ser demais. Uma biópsia líquida supera todos estes problemas.
Genes de interesse para tratamento de diferentes tipos de câncer.
Câncer de Pulmão
Câncer de Mama
Câncer Colorretal
Câncer de Próstata
Requisitos para realizar o exame
O teste é indicado somente para tumores sólidos em estágios avançados.
O melhor tempo para realizar o exame é quando o paciente fica livre de tratamento quimioterápico ou radioterápico por 2 semanas, ou logo antes do iniciar um novo ciclo de terapia. Caso o paciente faça tratamento oral contínuo, não há contra indicação.
Indicações
O exame está indicado para pacientes com tumores sólidos em estágios avançados.
Contraindicações
O exame não está indicado para pacientes com doenças hematológicas ou pacientes com tumores em estágios iniciais.
Preparo
Não é necessário preparo para a realização do exame. Mas é importante que o exame seja realizado quando o paciente ficar livre de tratamento por 2 semanas, ou logo antes do iniciar um novo ciclo de terapia.
Metodologia do exame
A partir de uma simples amostra de sangue, o Guardant360 captura o DNA tumoral circulante, analisando-o em 74 genes através de Sequenciamento de Nova Geração (Tecnologia NGS) e digital sequencing (tecnologia proprietária da Guardant Health).
Resultados e prazo de entrega na Dasa Genômica
O médico pode ter o resultado do paciente em até 10 dias úteis. Não é necessário programar procedimentos com um especialista para a coleta da amostra.
Base científica e nível de precisão diagnóstica
Guardant 360 | Tecido (NGS) | |
Sensibilidade Clínica | 85,0% | 80,7% |
Especificidade Clínica | 99,6% | 99,7% |
Precisão Diagnóstica | 99,3% | 99,3% |
Doenças relacionadas
O exame está indicado para casos avançados de tumores sólidos, tais como:
- Câncer de Pulmão;
- Carcinoma Colorretal;
- Câncer de Mama, Ovários, Pâncreas, Próstata;
- Carcinomas de Diversos Sítios Primários.
Quanto custa a biópsia líquida para detecção de câncer?
Para agendamento, preços e mais informações, entre em contato conosco.
A Dasa Genômica é especializada em medicina de precisão. Utilizamos recursos tecnológicos de ponta e de última geração para permitir o diagnóstico assertivo. Os exames são realizados por uma equipe integrada, formada por médicos geneticistas, bioinformatas, especialistas em biologia molecular e citogenética.
Nosso portfólio inclui exames moleculares previstos pelas diretrizes da ANS. Além disso, oferecemos ao médico prescritor todo o apoio, desde o momento da escolha do exame até sua interpretação através do núcleo de assessoria médica, o NAM.