Doenças

Leucemia: o que é, sintomas e tratamento

Equipe Dasa Genômica

Compartilhe este artigo:

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2023, cerca de 11.540 brasileiros receberão o diagnóstico de leucemia. Esses dados indicam um risco estimado de 5,33 casos por 100 mil habitantes  (INCA,2022).

Diante de números consideráveis de brasileiros afetados pela doença separamos algumas informações que você precisa saber, como o que é a doença, seus sintomas, como tratá-la e muito mais. Confira:

O que é leucemia?

A leucemia é um tipo de câncer que afeta as diferentes células sanguíneas como os granulócitos, responsáveis pelas nossas defesas, os linfócitos, relacionados com a imunidade, as plaquetas e os eritrócitos responsáveis no controle de sangramento e no transporte de oxigênio respectivamente.

A principal característica das leucemias é o acúmulo de células doentes na medula óssea, tecido do interior dos ossos, resultando na substituição das células normais por células doentes sem nenhuma função importante para o organismo.  

Quais são os tipos de leucemia?

 As leucemias podem ser divididas em mieloides ou linfoides e agudas ou crônicas. Leucemias agudas são aquelas em que há crescimento rápido de células muito imaturas e, portanto, não funcionais. Logo, resposta a infecções, sangramentos e transporte de oxigênio são comprometidos resultando em febre, processos infecciosos de repetição, manchas arroxeadas pelo corpo e cansaço devido a anemia;

Por outro lado, nas leucemias crônicas são as células maduras do sangue que apresentam um crescimento desordenado impedindo que as células normais se proliferem. Estas células maduras também não apresentam nenhuma funcionalidade.

Quais são os sintomas de leucemia?

Os principais sintomas e sinais seriam febre sem uma causa, manchas roxas pelo corpo sem história de traumas e cansaço demasiado. Outros sintomas e sinais que podem estar presentes são:

  • Sangramento gengival
  • Fraqueza
  • Dores nas pernas
  • Infecções recorrentes
  • Anemia
  • Perda de peso inexplicável
  • Entre outros menos específicos

O que causa leucemia?

As causas da leucemia não estão totalmente definidas, mas cada vez mais sabe-se que existem bases genéticas para o aparecimento desta doença.

Com o avanço das técnicas moleculares hoje é possível identificar anomalias genéticas características de certas leucemias como a proteína BCR::ABL1 produto do cromossomo Filadélfia presente em mais de 95% das Leucemias Mieloide Crônicas ou o gene quimérico PML::RaRa presente na totalidade das Leucemias Promielocíticas Agudas.

Outras alterações genéticas já foram identificadas e tudo isto devido ao recente avanço de novas técnicas moleculares como o Sequenciamento de Nova Geração (NGS). Através desta tecnologia temos um melhor conhecimento dos fatores que podem favorecer o aparecimento das leucemias.

Além disso, o acometimento por outras doenças também pode aumentar a predisposição à leucemia, incluindo a Síndrome de Down, Anemia de Fanconi e outras doenças hematológicas que ocasionam falência da medula óssea.

Quais hábitos podem prevenir a leucemia?

A leucemia é uma doença com fatores genéticos envolvidos, por isso, hábitos que podem auxiliar na prevenção incluem evitar exposição a agentes químicos e físicos, proteger-se de radiação ionizante, manter um estilo de vida saudável com prática de exercícios e alimentação balanceada e realizar exames de rotina e consultas médicas regulares.

Como é o diagnóstico de leucemia?

As leucemias podem ser diagnosticadas a partir de exames que usam o sangue e medula óssea como amostra, incluindo punção de medula. A partir desse material é possível examinar as células sanguíneas através do microscópio. Estas mesmas células sanguíneas serão analisadas para ver se existe alguma alteração nos cromossomos, que são os chamados exames de citogenética. E finalmente será extraído o material genético (DNA e RNA) destas células sanguíneas para os testes de biologia molecular.

Nós da Dasa Genômica oferecemos diversos exames que podem auxiliar o paciente acometido por ela em diferentes etapas desde o diagnóstico até depois do término do seu tratamento. Nosso portfólio de exames moleculares é um dos mais completos com PCR, PCR em tempo real, PCR Digital, MLPA e NGS.

Como é o tratamento?

Existem diferentes tratamentos que podem ser utilizados para o combate a leucemia, incluindo a quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. A curto prazo busca-se atingir a remissão completa da doença, ou seja, reduzir para menos de 5% a quantidade de células doentes na medula óssea. Já a longo prazo, espera-se prolongar o tempo livre da doença e a cura.

O transplante de medula óssea pode ser realizado após a eliminação das células leucêmicas da medula óssea. Na sequência, células-tronco saudáveis são utilizadas para estimular o crescimento de uma nova medula livre da doença.

Existem variações no tratamento de acordo com o tipo de leucemia e estágio da doença. Por isso, somente o médico poderá avaliar o paciente e auxiliar na prescrição do tratamento mais adequado.

Para informações sobre exames que podem auxiliar seu médico na conduta médica para diagnóstico, prognóstico e direcionamento de tratamento consulte: dasagenomica.com/exames/.

REFERÊNCIAS

BRASIL, 2022; INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA, 2020ª.

ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). Leucemia. Disponível em: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/. Acesso em: 26 de junho de 2023.


Equipe Dasa Genômica