Doenças
Síndrome de Angelman: sintomas, características e diagnóstico
Dra. Michele Patricia Migliavacca
15 de fevereiro de 2021
Compartilhe este artigo:
A Síndrome de Angelman é uma doença genética caracterizada por uma atraso grave no desenvolvimento neuro psico motor.
Sintomas e características
A criança com Angelman pode apresentar atraso na aquisição da fala ou ser averbal, apresentar tremores dos membros, ataxia e um comportamento único caracterizado por um riso desconexo. Convulsões e microcefalia são frequentes.
O atraso no desenvolvimento pode não ser notado até os 6 meses de idade e as características únicas das crianças com Angelman podem passar desapercebidas por anos.
Diagnóstico da Síndrome de Angelman
O diagnóstico é estabelecido através da investigação molecular, sendo que a etiologia molecular da doença é complexa e pode envolver uma expressão alterada do gene UBE3A herdado da mãe.
A investigação inclui:
- Análise de metilação da região 15q11.2-q13
- Pesquisa de Dissomia uniparental da região 15q11.2-q13
- Pesquisa de Deleções da região 15q11.2-q13
- Sequenciamento do gene UBE3A O tratamento é de suporte para os sintomas e as crianças que convulsionam devem ser orientadas para evitar o uso de alguns anti convulsivantes como a carbamazepina.
O aconselhamento genético é fundamental para entender os riscos de recorrência e o curso da doença.
Referência : Dagli AI, Mueller J, Williams CA. Angelman Syndrome. 1998 Sep 15 [Updated 2017 Dec 21]. In: Adam MP, Ardinger HH, Pagon RA, et al., editors. GeneReviews®️ [Internet]. Seattle (WA): University of Washington, Seattle; 1993-2021. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK1144/
Dra. Michele Patricia Migliavacca