Oncologia

Combo Biópsia Líquida e CGP

Exame sem cobertura ANS

Outros Nomes:

PAINEL SOMATICO DNA, SEQUENCIAMENTO (NGS), TECIDO, PAINEL SOMATICO DNA, PAINEL NGS AMPLIADO - TUMORAL, TARGETONE AMPLIADO, PAINEL NGS AMPLIADO PARA MUTAÇÕES SOMÁTICAS, PAINEL NGS PARA BIOPSIA LÍQUIDA, DNA E RNA TUMORAL CIRCULANTE, CFDNA, DNA E RNA LIVRE CIRCULANTE, BIOPSIA LÍQUIDA PARA TUMORES SÓLIDOS

Como deseja realizar este exame?

*Informe-se sobre a cobertura e disponibilidade para atendimento domiciliar em sua região.

Doenças

  • Câncer
  • Doença oncológica
  • Neoplasia em geral
  • Tumores sólidos

Prazo

  • Em até 15 dias úteis.

Cobertura ANS

Exame sem cobertura ANS

Regiões / Genes Analisados

0 regiões / genes

O que é o exame?

A biopsia líquida permite a detecção do DNA e RNA tumoral no sangue, por meio de um exame minimamente invasivo (coleta de sangue). A pesquisa de DNA/RNA tumoral circulante (ctDNA/RNA) pode ser realizada em inúmeros tipos de câncer, no entanto a eficácia do teste depende do tipo de tumor e da quantidade de ácidos nucleicos tumorais no sangue. O teste Dasa CGP consiste em Sequenciamento de Nova Geração (NGS) para detecção de mutações pontuais (SNVs), pequenas inserções e deleções (INDELs), variações no número de cópias (amplificações/deleções de gene inteiro) em 478 genes; e rearranjos (fusões) em 16 genes com relevância terapêutica. O painel Dasa CGP também inclui a avaliação de carga mutacional tumoral (TMB) e instabilidade de microssatélites (MSI)

Para que serve este exame?

A biópsia líquida tem como principal aplicabilidade o monitoramento da progressão da doença oncológica avançada, para avaliação de resposta terapêutica e recidiva da doença, assim como para avaliação pós-operatória e identificação de tumor residual presente na circulação sanguínea. No entanto, cada vez mais tem sido usada para diagnóstico precoce e detecção de alterações genéticas e moleculares associadas ao câncer, quando o acesso ao tumor não é possível. O Dasa CGP é a solução para o diagnóstico de alterações moleculares fundamentais para orientação terapêutica em tumores sólidos, além de permitir determinação de prognóstico e adequada definição diagnóstica para determinados tipos tumorais.