Exames
Cariótipo com banda G: Sobre o exame e aplicações
Dra. Michele Patricia Migliavacca
29 de abril de 2020
Compartilhe este artigo:
O cariótipo com banda G é um teste genético que identifica a presença de alterações cromossômicas, como Síndrome de Down, Edwards e Turner. Este exame é uma fotografia de todos os cromossomos que compõem o DNA de um indivíduo, podendo contribuir para um diagnóstico preciso e para a investigação de abortos por repetição.
Para que serve o exame de cariótipo?
O DNA humano é composto por 46 cromossomos (23 vindos do pai e 23 vindos da mãe) que guardam todas as informações genéticas referentes àquele indivíduo, desde suas características físicas, o perfil metabólico, até a presença de variantes que causam as doenças genéticas e hereditárias.
Cada cromossomo é uma fita de DNA extremamente condensada e visível ao microscópio óptico. O cariótipo nada mais é do que uma fotografia dos nossos cromossomos, essencial para o diagnóstico de alterações cromossômicas.
Doenças relacionadas ao cariótipo banda G
Atualmente o cariótipo é o exame indicado para a investigação de cromossomopatias como a Síndrome de Down, e também na avaliação de translocações que podem estar presentes em abortamentos habituais.
- Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21)
- Síndrome de Edwards (trissomia do cromossomo 18)
- Síndrome de Patau (trissomia do cromossomo 13)
- Síndrome de Turner (monossomia do cromossomo X)
- Síndrome de Klinefelter (aneuploidia do cromossomo sexual X)
- Síndrome do Triplo X (trissomia do cromossomo sexual X)
- Síndrome de Jacob (aneuploidia do cromossomo sexual Y)
Como é feito o exame?
O cariótipo pode ser realizado a partir de qualquer célula que tenha núcleo, pois os cromossomos estão localizados nesta região da célula . A célula mais fácil de se obter são os linfócitos a partir de uma simples coleta de sangue. Porém em situações específicas pode ser necessário estudar outros tipos de células como por exemplo o fibroblasto, obtido através de uma biópsia de pele, ou células da medula óssea. O cariótipo também pode ser realizado no período pré natal através da coleta de células por uma cordocentese ou amniocentese.
Quanto tempo demora o exame do cariótipo?
As células antes de terem seus cromossomos disponíveis para análise precisam passar por uma série de etapas , desta forma o cariótipo é um exame que tende a ter um prazo mais demorado variando entre 10 a 15 dias úteis dependendo da amostra analisada.
Tipos de testes disponíveis relacionados ao cariótipo
O cariótipo de Banda G pode ser usado na investigação de inúmeros quadros clínicos, como Síndrome de Down, aborto de repetição e outros.
- Cariótipo de sangue periférico: realizado para investigar cromossomopatias pós natais
- Cariótipo de fibroblastos: realizado a partir de amostra de uma biópsia de pele e tem indicação para investigar casos de mosaico
- Cariótipo de biópsia de vilo coriônico: realizado a partir de uma biópsia de vilo coriônico para investigação pré natal de cromossomopatias.
- Cariótipo de liquido amniótico: realizado a partir de uma amostra de liquido aminótico por punção de amniocentese para investigação pre natal de cromossomopatias
- Cariótipo de material de aborto: realizado em material de perda gestacional para a investigação de cromossomopatias
- Cariótipo de sangue periférico com 100 células: realizado a partir de uma coleta de sangue e com contagem ampliada de metafases para a investigação de suspeita de mosaico.
- Cariótipo de medula óssea: realizado a partir de uma biópsia de medula óssea para a investigação de quadros oncológicos.
Como é o preparo do paciente?
O preparo do paciente vai depender do tipo de coleta. Para a coleta mais comum, via punção venosa, não existe um preparo específico e não é necessário jejum prévio.
As outras coletas são consideradas invasivas e devem ser orientadas pelo médico que irá realizar o procedimento.
Quanto custa um exame de cariótipo?
Para agendamento, preços e mais informações, entre em contato conosco.
A Dasa Genômica é especializada em medicina de precisão. Utilizamos recursos tecnológicos de ponta e de última geração para permitir o diagnóstico assertivo. Os exames são realizados por uma equipe integrada, formada por médicos geneticistas, bioinformatas, especialistas em biologia molecular e citogenética.
Nosso portfólio inclui exames moleculares previstos pelas diretrizes da ANS. Além disso, oferecemos ao médico prescritor todo o apoio, desde o momento da escolha do exame até sua interpretação através do núcleo de assessoria médica, o NAM.
Dra. Michele Patricia Migliavacca